primeira postagem especial de novembro...
Os quatros tipos de igualdade social...
Introdução
Não há duvidas que a distribuição de renda, seja o maior desafio Para este século, já que minoria da população mundial concentra se a riqueza, deixando a maioria em situação precária e uma grande parte ainda hoje a morrer de fome.
Porém basta frisar que fenômeno da desigualdade social vai além de distribuição de renda e que varia de sociedade e época.
As políticas que hoje são tomadas para combater este problema mostram uma evolução filosófica e sociológica, a política igualitária consiste em grandes forças propulsoras da democracia.
Após a segunda guerra, foi onde se desenvolveu direitos humanos, os países assim começariam políticas publicas para combater a própria ignorância que levaram eles antes a guerra.
Assim penso eu...
A verdade é que sem igualdade, sem Perspectiva de vida isso afeta a todos, faz de cidadãos virarem bandidos, corrompem os sonhos e destroem a democracia.
Acho que esse é o principal motivo de ser combatida, essa situação não se sustenta, e afeta também os ricos, seria bom acreditar que nossa sociedade no ultimo século teria se tornado, como em textos bíblicos, ”o bem”, porém acredito que os países perceberam o obvio, que em uma guerra não há vencedores, vale apena influenciar a paz, vale apena dar oportunidades.
Os quatros tipos de igualdade social são...
1-igualdade ontológica ou fundamental
2-igualdade de oportunidade
3-igualdade de condições
4-igualdade de resultado
AS MINHAS PALAVRAS...
Art.3º constituem objetivos fundamentais da republica federativa do Brasil.
1-construir uma sociedade livre, justa e solidária.
2-garantir o desenvolvimento social
3-erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir desigualdades sociais e regionais;
4-promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação.
1-IGUALDADE FUNDAMENTAL
Igualdade entre as pessoas, normalmente associada entre sistemas morais ou religiosos.
1-Esta igualdade está ligada na construção moral do ser, instituições básicas para o desenvolvimento dos indivíduos, como família, crença religiosa, ou de condutas pacifistas e humanistas,cabe frisar garantir direito as crianças,de que mais necessitam para criar sua moralidade.
2- Igualdades de oportunidade
O Acesso a importantes instituições sociais é aberto a todos,com base critérios universalistas - meritocracia.talento individual,empenho;
2-principal instituição que dará para o individuo oportunidade,é sem duvida a instituição “escola”,que deve proporcionar cultura,arte,conhecimento,que mais tarde proporcionara competibilidade no mercado de trabalho.
3-igualdade de condições
Indivíduos possuem mesmos estoques de capital(econômico,cultural, e social)dentro da convicção de que todos os competidores na corrida pelos benefícios sociais devem começar do mesmo ponto e com as mesmas vantagens.
3- seria utópico,que todos os indivíduos possuir o mesmo estoque de capital,porém garantir que todos tenhas as mesmas condições não está distante,isso só pode ser feito erradicando a pobreza e a marginalização,combatendo a desigualdade de capital.condições básicas como a internet têm sido votado nos congressos como de uma dessas condições,a baixa do imposto, daria condições melhores para as pessoas,estas atitudes devem ser tomadas.já que um trabalhador que ganha seu salários mínimos precisa trabalhar 197 dias para pagar seus impostos.
4-igualdade de resultado
Igualdade de resultado, quer dizer, transformação desigualdades no ponto de partida em igualdades na conclusão.
4-programas sociais de “discriminação positivas”,sim garantir direitos a negros,deficientes,mulheres, não deixa de ser uma discriminação,seria utópico achar que nossa sociedade não precisa desse artifício,ainda mais no Brasil,onde a herança de escravidão,e a herança de preconceitos está clara,portanto é uma pena que ela seja a única medida a ser tomada pelo o governo, ainda há muito que se desenvolver em igualdade no Brasil.
Porém é importante que esta medida tenha sido tomada,pois um negro capacitado ainda pode ser barrado por conta de sua cor,e perca uma oportunidade por conta disso.
Conclusão.
Acredito que os próprios objetivos da republica federativa do Brasil, ajudam e querem o combate das desigualdades sociais, acho pouco as medidas a serem tomadas, se tudo em nossa constituição fosse cumprido,talvez teríamos um “pais de todos”.
As igualdades,são dinâmicas e se entrelaçam,as vezes só podendo existir se a outra Também existir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por comentar!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.